20 maio

O que é e para que serve um domínio?

O domínio, basicamente é o nome de um site na internet e ele existe para facilitar o acesso dos usuários num determinado site. Saiba também a importância de cadastrar um domínio mesmo que não tenha um site sendo desenvolvido.

 

Como o domínio funciona

Todo dispositivo conectado na internet possui um endereço IP: uma sequência de números única para identificação daquela máquina na rede. Como explicado no artigo onde um site está localizado e como o acesso, um site está em um servidor, preparado para enviar os arquivos necessários de uma página quando um navegador solicita o acesso à um site.

Sabendo disso, pode-se concluir que cada servidor tem um IP diferente (exemplo: 201.31.1.158) e portanto, seria necessário decorar o endereço IP de todos os sites que deseja acessar. Para piorar a situação, o IP pode ser dinâmico.

O domínio entra em ação para solucionar esse problema: uma sequencia de caracteres (normalmente o nome da empresa) que aponta para o servidor responsável por fornecer os arquivos do site. Dessa forma, não é necessário decorar o IP de cada site, e sim, apenas o domínio. Um exemplo é o domínio kosbit.com.br, que aponta para um servidor que está fornecendo essa página para seu navegador.

 

Qual a importância de registrar um domínio na internet?

Domínios são únicos e caso tenha um negócio, é importante que registre todas as variações do domínio para garantir a marca na internet. Domínios são contratados anualmente e são relativamente baratos.

Uma vez cadastrado o domínio, basta o renovar todo ano que assim o seu domínio estará protegido de pessoas que possuem interesse em adquiri-lo.

Não é necessário ter um plano de hospedagem para registrar um domínio. A hospedagem é necessária caso deseja que esse domínio aponte para um servidor, que fornecerá a página para os visitantes.

 

Como registrar um domínio?

Antigamente era necessário a utilização de um CNPJ no cadastro de um domínio nacional (.com.br por exemplo). Hoje não é mais necessário para os domínios tradicionais, sendo apenas dados básicos. Acesse nossa página de registro de domínios e garanta a sua marca na internet.

Share this