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A Importância do Google Analytics!

04 - A Importância do Google Analytics!

Uma das grandes perguntas mais realizadas da web é “Como criar um site?”. O grande ponto não é apenas saber criar, mas administrá-lo para que o mesmo possa ganhar visibilidade. Sendo uma solução de análise empresarial, o Google Analytics é uma das principais ferramentas para o controle e gerenciamento de um website. Além de oferecer recursos flexíveis e avançados, ele possui comandos fáceis de utilizar que podem mostrar uma análise detalhada sobre o tráfego e muitos outros dados de um site. Com essa solução, a otimização de sites que gerem mais conversões tornou-se  mais fácil. Entretanto, é necessário entender o funcionamento dessa ferramenta e suas principais características.

Utilizando um cookie principal e um código em JavaScript, o Analytics consegue coletar informações sobre visitantes e monitorar todos os dados do website. Assim, ele captura anonimamente, informações como qual o tipo de interação o visitante tem o com o site, qual o tempo de permanência, quais são as páginas mais visitadas, qual o país, qual navegador, quais áreas foram clicadas e acessadas e outras informações que são relevantes para analisar, monitorar e consequentemente, otimizar os acessos ao site. Além disso, ele também pode monitorar as informações de dados eletrônicos e combinar com informações sobre campanha de banners, fornecendo uma visão sobre o desempenho das mesmas.

Todas as informações que são apresentadas pelo Google Analytics são fáceis de entender e de se trabalhar. Elas são apresentadas em formas de relatórios intuitivos e visuais. Mesmo monitorando o website, o Analytics não afeta de forma nenhuma o desempenho ou até mesmo a sua aparência, pois não existem arquivos obrigatórios ao seu funcionamento que necessitem ser hospedados. Assim, com as informações coletadas, um controle mais eficaz poderá ser realizado, gerando mais conversões e visitas para o website.

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que visam melhorar o posicionamento de suas páginas no mecanismo de busca, ou seja, quando um usuário digita no mecanismo de busca uma palavra-chave, o objetivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu website, apareçam entre os primeiros resultados da busca orgânica.

O termo Search Engine Optimization foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objetivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes.

É muito importante não confundir os resultados orgânicos com os resultados patrocinados. Como exemplificado na imagem, os resultados orgânicos são marcados com verde e os resultados patrocinados são marcados com vermelho.

seo

Entre estas técnicas e métodos, podemos dividir o SEO em duas frentes distintas: os fatores On-Page e os fatores Off-Page. Pela tradução direta, os fatores On-Page caracterizam-se por técnicas que alteram ou melhoram aspectos internos do site. Já os Off-page caracterizam-se pelos aspectos externos.

Entre os principais fatores On-Page, podemos listar:

  • Títulos das páginas
  • Meta tags
  • Heading tags
  • Atributo alt em imagens
  • Domínio
  • URL do arquivo
  • Conteúdo

Com relação aos fatores Off-Page, podemos listar:

  • Número de links externos
  • Qualidade dos links externos
  • Texto âncora dos links externos
  • Idade de um domínio

Os fatores mencionados acima são apenas a “ponta do iceberg”, uma vez que existe uma página, criada pela empresa SEOmoz, mostrando cerca de 200 fatores que colaboram ao posicionamento, comentados por especialistas de SEO. Uma leitura fundamental!

Esta página ilustra claramente o trabalho de um profissional de SEO, que deve realizar uma engenharia reversa nos mecanismos de busca, testando modificações nas páginas de um website, a fim de detectar possíveis indícios de um novo fator.

E qual a Vantagem do SEO?

A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão. Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, assinantes de feeds, ou seja qual for a sua métrica de conversão.

É importante frisar que SEO é um trabalho de médio/longo prazo que visa aumentar a quantidade de visitantes através de confiança dos buscadores. Uma vez feito o trabalho, quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade.

Análise da página de destino

As páginas de destino são um bom parâmetro para analisar o tráfego de pesquisa orgânica, pois cada página de destino provavelmente foi criada com base em uma palavra-chave, um produto ou tema central. Como resultado, as pesquisas de palavra-chave realizadas geralmente estão relacionadas com o foco da página. Você pode ver quais pesquisas orgânicas no Google estão relacionadas a quais páginas de destino em seu site.

Comece fazendo o download deste relatório personalizado (o link levará você para sua conta do Google Analytics). Esse relatório mostra quais páginas de destino recebem tráfego da Pesquisa orgânica do Google e qual é o desempenho desse tráfego. Lembre-se de que você pode personalizar esse relatório para atender às suas necessidades.

  • O gráfico em função do tempo mostra a tendência do tráfego orgânico do Google ao longo do seu período ativo. Se você trabalha ativamente para otimizar seu website, esse conteúdo deve aumentar com o tempo.
  • A tabela mostra todas as páginas de destino que receberam tráfego da pesquisa orgânica do Google. As métricas exibidas são: Sessão, Taxa de rejeição, Tempo médio na página, Duração média da sessão, % de novas sessões, Taxa de conversão de meta, Receita e Valor por sessão. Essas métricas ajudam você a avaliar a qualidade do tráfego da pesquisa orgânica do Google para cada página de destino do seu site. Analise especialmente as métricas Taxa de conversões de meta, Receita e Valor por sessão para quantificar o valor que o tráfego orgânico do Google agrega à sua empresa. Apesar de ser ótimo receber tráfego e ter um público-alvo engajado, é fundamental que o tráfego orgânico leve a conversões e mais receita.

Esperamos que estas informações sejam úteis. Até a próxima pessoal!

Leia mais em https://support.google.com/analytics/answer/3306157?hl=pt-BR

Publicado em 9 de junho de 2015 às 16:37.



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